Prefeitura de Minaçu intensifica combate à leishmaniose, faz teste rápido em animais suspeitos de ter a doença e mutirão de limpeza em toda a cidade - Prefeitura Municipal Minaçu
X

Secretaria de Saúde -

Com o objetivo de intensificar o combate e a prevenção à leishmaniose canina no Município, a prefeitura de Minaçu, por meio das Secretarias Municipais de Saúde, Transporte e do Departamento de Fiscalização e Posturas, está realizando um teste rápido em animais com suspeita da doença. Os serviços serão realizados em todos os setores da cidade. Nos casos em que o resultado for positivo no teste rápido, os animais serão encaminhados para o Canil e será realizado um segundo exame (sorologia) que será encaminhado para o Lacen (Laboratório Estadual de Saúde Pública) para a obtenção de um resultado mais complexo. Com a confirmação, o proprietário deve preencher um termo de doação para a realização da eutanásia no animal doente, por tratar-se de uma questão de Saúde Pública.
A leishmaniose Visceral, que tem casos constatados em Minaçu, tem tratamento para os humanos. Ele é gratuito e está disponível na rede de serviços do Sistema Único de Saúde. No entanto, o tratamento da Leishmaniose Visceral Canina traz riscos para a Saúde Pública por contribuir com a disseminação da doença, pois os cães não são curados parasitologicamente, permanecendo como reservatórios do parasita, além do risco de desenvolvimento e disseminação de cepas de parasitas resistentes às poucas medicações disponíveis para o tratamento da leishmaniose visceral humana. Atualmente a eutanásia de animais infectados pode ser utilizada para controle e combate à disseminação da doença. A Prefeitura estará, ainda, a partir desta terça-feira, 11, realizando um mutirão de limpeza também em toda a cidade, começando pelo setor de Vila de Furnas, seguindo pelo setor Wilson Vaz, Vila União, e assim por diante. Os fiscais de postura e os agentes de cada setor já estão comunicando aos moradores para retirarem os lixos do quintal e colocando-os ensacados à disposição para serem recolhidos pela Prefeitura.